Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.
 
HOME - MENU CLÍNICA - LOCALIZAÇÃO - CONTATO
 




CLÍNICA TAO PILATES

/ Acupuntura


O QUE É ACUPUNTURA?
Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde, reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.
 
COMO FUNCIONA?
Graças às pesquisas científicas realizadas nos últimos cinquenta anos,  os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual com bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). É aí que se deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
 
EFEITO SUPRA SEGMENTAR (COM ATUAÇÃO NO CÉREBRO)
Alguns pontos no corpo possuem a capacidade de gerar Neuromodulação, tendo como resposta a ativação de regiões específicas do cérebro, tais como o Tronco Encefálico e o Eixo Hipotálamo-Hipófise.
Como resposta ao agulhamento de pontos que atuam no sistema inibitório do Tronco Encefálico, ocorre a liberação de neurotransmissores como a endorfina e encefalina, que de forma secundária irão causar a liberação de serotonina e noradrenalina. Estas substâncias não só têm efeito sobre a dor, como também promovem relaxamento, bem-estar, diminuição de estresse e da ansiedade.
Já nos pontos que atuam no Hipotálamo-Hipófise, obtemos a liberação simultânea de endorfina e Adrenocorticotrofina (ACTH).
A endorfina cai na corrente sanguínea e no liquido cérebro-espinhal, modulando a dor.
O ACTH terá um efeito antiinflamatório através da liberação controlada de Cortisol da glândula supra-renal.
 
 
EFEITO SEGMENTAR  (Através da medula espinhal)
A estimulação de pontos que estão ao longo da Coluna Vertebral produz a liberação de encefalinas, dinofirnas e GABA (Ácido Gama-Aminobutírico). Estas substâncias também possuem função analgésica. A estimulação dos pontos da coluna vertebral também exerce função sobre órgãos e vísceras, de acordo com a inervação de cada um.
 
EFEITO LOCAL
As agulhas desencadeiam reações fisiológicas e liberam substâncias como Calcitonina, Substância P, Sódio, Potássio e outras, provocando um pequeno e controlado processo inflamatório e acumulando peptídeos opióides que atuam como analgésicos. Este processo é indicado para o reparo de tecidos lesados, inflamados e que apresentam difícil recuperação.
 
NEUROTRANSMISSORES

Atuam no encéfalo, medula espinhal, nervos periféricos e placa motora.
 
ACETILCOLINA – Relacionado a atenção, aprendizagem e memória.
- Sono REM (profundo)
- Movimentos dos músculos.
 
ADRENALINA / NORADRENALINA – Excitação física e humor.
 
SEROTONINA – Humor, ansiedade e agressão.
- Níveis elevados diminuem o apetite
- Antidepressivos aumentam o apetite.
- Neurotransmissor do “bem estar”.
- Liberação de alguns hormônios, regulação do ritmo circadiano.
- Depressão apresenta níveis baixos.
 
DOPAMINA – Estimulação e níveis do controle motor
 
AMINOÁCIDO GLUTAMATO – Excitatório do Sistema Nervoso Central
- cognitivo
 
ENCEFALINA/ ENDORFINA –
opiáceos
- modulam a dor e reduzem o stress.
 
QUAIS AS INDICAÇÕES DE ACUPUNTURA?
O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido a sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia da Acupuntura no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, entre outras. Diante disso, a própria Organização Mundial de
Saúde (OMS) organizou uma extensa lista de doenças tratáveis pela Acupuntura. Inúmeros estudos científicos rigorosos realizados em todo o mundo têm feito essa lista de indicações crescer cada vez mais.
 
 
TÉCNICAS ASSOCIADAS
 
Eletro-Acupuntura

Tem como objetivo dar estímulos mais precisos com a intenção de amplificar o efeito da acupuntura, podendo ser utilizando com ou sem as agulhas.
 
Infiltração de pontos gatilhos
Utilizados para o tratamento de dor miofascial, consiste na aplicação de medicamentos  em pontos dolorosos.



FOTOS

/ Acupuntura




VIDEOS

/ Acupuntura