Boa noite,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.
 
HOME - MENU CLÍNICA - LOCALIZAÇÃO - CONTATO
 




CLÍNICA TAO PILATES

/ R.P.G.


A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapeutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

– Problemas morfológicos

– Problemas posturais

– Lesões Articulares

– Patologias Reumáticas

– Seqüelas Neurológicas Espásticas

– Problemas Traumáticos

– Doenças Respiratórias

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;

– Casualidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)

– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Atualmente a RPG é ministrado aos fisioterapeutas por Phillipe E. Souchard e sua equipe em 15 Países incluindo o Brasil, onde na cidade de São Paulo criou o Instituto Philippe Souchard em 1999. Já formou mais de 25.000 fisioterapeutas em várias partes do mundo. Por sua eficácia e abrangência vem ganhando notabilidade no meio cientifico o que colabora para sua consolidação.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das Auto Posturas.


Fonte: http://www.sbrpg.com.br/o-que-e-rpg


1 – O que é a RPG?

A RPG, Reeducação Postural Global, é uma terapia corporal que utiliza técnicas específicas de alongamento, indicadas para o alívio e prevenção de dores, não somente da coluna, mas do corpo todo. Ela é baseada em três princípios: individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da conseqüência à causa da lesão) e globalidade (não trata o corpo por partes isoladas e sim como um todo).


2 – Que problemas podem ser tratados com esta terapia?

Pode ser indicada em todas as áreas em que a Fisioterapia atua, independente da idade do paciente. Age contra dores lombares, dorsais e cervicais; lesões por esforços repetitivos (LER); desvios de coluna, dos pés e dos joelhos; enxaquecas; bursites; torcicolos; hérnias de disco; em algumas alterações respiratórias; na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto; e na proteção contra os processos degenerativos articulares. Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura. Seu campo de atuação é bem amplo.


3 – Existe algum tipo de contra-indicação?

A RPG não tem contra-indicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente.


4 – Como é e quanto tempo dura cada sessão?

O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada. Dependendo da situação, como em um caso agudo, pode ser necessária mais de uma sessão semanal, e gradualmente diminui-se o número de sessões conforme a estabilização do quadro. Quando o problema é crônico ou de reeducação, uma vez por semana é o suficiente.


5 – Quantas sessões são necessárias, em média, para tratar um problema? 

Nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas é em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. Porém, depende muito do tipo de lesão e da assiduidade do paciente ao tratamento.


6 – O tratamento é caro?

Uma sessão de RPG custa em torno de cem reais. O custo-benefício da RPG torna-se vantajoso quando levamos em conta os gastos com analgésicos e anti-inflamatórios, que atuam apenas no alívio dos sintomas e não na cura da causa.


7 – Existe um perfil de pacientes ou os adeptos da RPG são bem variados?

Existe uma procura maior por alterações e dores na coluna, mas como o campo de atuação da RPG é bem amplo, não podemos definir um perfil. Há pacientes de ambos os sexos, de todas as idades.




FOTOS

/ R.P.G.




VIDEOS

/ R.P.G.