TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






15/02/2016
Alimentação saudável e atividade física reduzem em até 60% o risco de desenvolver diabetes





Estudos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apontam que mais de 60% das pessoas não sabem que têm a doença, caracterizada por uma disfunção metabólica crônica decorrente de uma deficiência ou resistência a ação da insulina, que pode ser causada por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos de vida, como os vilões: sedentarismo, estresse e obesidade.

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data que marca a importância da prevenção e do combate a esta doença crônica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9% da população mundial têm a doença e que em 2035 ela seja a 7ª causa de mortes ao redor do mundo. Conforme dados da International Federation of Diabetes (IDF), cerca de 400 milhões de adultos têm a doença, e desses, 13,5 milhões apenas no Brasil.

Estudos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apontam que mais de 60% das pessoas não sabem que têm a doença, caracterizada por uma disfunção metabólica crônica decorrente de uma deficiência ou resistência a ação da insulina, que pode ser causada por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos de vida, como os vilões: sedentarismo, estresse e obesidade.

A relação entre obesidade e diabetes tipo II, de acordo com a endocrinologista do HCor, Dra. Laura Frontana, ocorre com o acúmulo de gordura, principalmente, na região abdominal do corpo. “Combater a obesidade ainda é o melhor método preventivo para o diabetes. Manter um controle nutricional adequado e praticar exercícios físicos regularmente são capazes de reduzir em até 60% o risco de desenvolver a doença”, orienta.

Válidas para todos, como forma de prevenir a doença ou para aqueles que já receberam o diagnóstico de diabetes, algumas recomendações nutricionais são importantes aliadas para a busca de melhor qualidade de vida. “Um plano nutricional individualizado, considerando características, como idade, nível de atividade física, peso, altura, o uso de hipoglicemiantes e insulina, ou não, é imprescindível para prevenir, tratar e até controlar a doença”, destaca a endocrinologista.

Recomendações nutricionais
O diabetes é sabidamente uma doença crônica, mas com informação e algumas mudanças de hábitos, recomenda a nutricionista do Clinic Check-up do Hcor, Juliana Dantas, é possível controlá-la e ter mais qualidade de vida. Para isso, é importante adotar uma dieta equilibrada, rica em fibras, frutas frescas, carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, sem exageros.

“A reeducação alimentar é importante para todas as pessoas assim como para os pacientes diabéticos. O ideal é ingerir alimentos em quantidade e qualidade adequadas, e fazer três refeições diárias intercaladas com pequenos lanches, dando preferência aos alimentos ricos em fibras e nas versões integrais, com moderação”, indica a nutricionista.

Atividade física pode ser feita sem restrições. Caminhada, dança, hidroginástica, corrida, natação e ciclismo, em intensidade moderada, três vezes por semana, são algumas das atividades físicas indicadas para prevenir complicações da doença e o controle dos níveis de glicemia, além de ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir a chance de problemas cardíacos.

Matéria publicada no site Maxpress Net


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS










Todos os direitos reservados TaoPilates @2012