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02/03/2016
Atividade física ajuda a diminuir a perda de massa óssea





A prática de atividade física regular, duas a três vezes por semana, auxilia no fortalecimento dos ossos, estimulando o organismo a aumentar a reposição do mineral no osso.

Assim como os músculos, os ossos também precisam de exercícios físicos para ficarem saudáveis. Caminhada, corrida, musculação, dança ou luta, a modalidade depende do gosto de cada de um. Vale lembrar que, a partir dos 30 anos, ocorre em nossa estrutura óssea a diminuição da massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais porosos com o passar dos anos.

As mulheres devem se atentar ainda mais ao problema, já que sofrem com a falta de estrogênio, hormônio feminino que tem papel importante na fixação do cálcio nos ossos e que é produzido em menor quantidade pelo organismo após a menopausa.

A prática de atividade física regular, duas a três vezes por semana, auxilia no fortalecimento dos ossos, estimulando o organismo a aumentar a reposição do mineral no osso. “A musculação, por exemplo, é a mais recomendada, pois o uso de sobrecarga fortifica as estruturas exploradas no treinamento. Mas os exercícios de impacto, em que o peso do corpo é deslocado, como corrida, futebol, vôlei, basquete e ginástica, entre outros, também são indicados,” esclarece o educador e preparador físico Eduardo Rodrigues.

Para o professor, o esporte deve ser prazeroso e bem realizado, pois a pessoa precisa gostar da atividade escolhida, divertir-se enquanto se movimenta. Ele também aconselha que é necessário passar por um check-up para evitar lesões ou outros problemas de saúde, além de buscar o acompanhamento de um profissional experiente.

Fora os exercícios físicos, é preciso ficar atento a ingestão de cálcio em quantidades suficientes na dieta favorecem, junto com a atividade física manutenção da massa óssea. A principal fonte do nutriente vem do leite e seus derivados, mas o consumo na população ainda é muito baixo. Segundo a BRAZOS (Brazilian Osteoporosis Study) o brasileiro consome menos de 500 mg de cálcio por dia, nível abaixo dos 1.000 mg a 1.200 mg recomendado pelos médicos e nutricionistas.

Para complementar a ingestão de cálcio na dieta, quando não for possível obtê-la pela alimentação, já há no mercado suplementos que oferecem 40% da ingestão diária recomendada do mineral de forma saborosa e prática, como Inellare, do Aché Laboratórios, que são tabletes mastigáveis, nos sabores chocolate e caramelo, que além do cálcio levam também vitamina D, para ajudar na absorção do mineral. Por não ser em comprimidos esse tipo de suplemento ajuda na proposta de uso diário para complementação do cálcio não ingerido pela dieta alimentar, pois é agradável e pode ser levado na bolsa e consumido sem a necessidade de água.

Matéria publicada no site Notícias ao Minuto


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