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02/03/2016
Conheça a importância de suplementos de cálcio para sua saúde






Geralmente associado ao desenvolvimento ósseo, o cálcio exerce muitas funções no corpo tanto de crianças quanto de adultos. Esse nutriente atua na coagulação sanguínea, no ritmo cardíaco e na contração muscular. Em virtude disso, os nutricionistas e médicos costumam ser enfáticos ao recomendar a ingestão de leite e derivados, alimentos ricos em cálcio.

Durante a infância, essa substância atua principalmente no desenvolvimento corporal, sendo que, após os 20 anos, ela age para manter e aumentar a massa óssea. Portanto, o cálcio é importante em todas as fases da vida.

Apesar de todos esses benefícios, nem todo mundo ingere a quantidade certa de cálcio por dia. De acordo com o setor de Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, um adulto entre 19 e 50 anos precisa de 1.000 mg diariamente, enquanto uma pessoa acima dessa faixa etária necessita de aproximadamente 1.200 mg, pois é o período em que o organismo perde massa óssea, que precisa ser recomposta.

Como muitas pessoas não se preocupam com a alimentação e preferem alimentos do tipo “fast food”, a dificuldade em obter cálcio aumenta. Além disso, há pessoas que não podem ingerir leite puro ou não gostam, podendo optar pelos derivados do leite.

Outros fatores que interferem na função do cálcio no organismo são as substâncias que prejudicam a absorção do nutriente. Um dos principais é o ácido oxálico, encontrado no espinafre, na acelga e na beterraba. Para evitar esse tipo de problema, é importante que ingestão de leite e seus derivados seja realizada em períodos diferentes do consumo desses vegetais.

As pessoas que consomem bastante carne vermelha também podem ter mais necessidade de cálcio, pois esse tipo de alimento estimula a eliminação da substância pela urina. O sódio, presente principalmente em produtos prontos e em conserva, é outro componente que impede a absorção de cálcio.

Já a vitamina D é a maior aliada do corpo. Obtida especialmente pela luz solar, ela auxilia no processo de fixação do cálcio, pois regula os níveis do mineral na corrente sanguínea. Segundo dados da mesma instituição citada acima, praticar atividades físicas aeróbicas é outra maneira de fixar o cálcio nos ossos.

Suplementação
Para obter a quantidade adequada de cálcio, uma boa alternativa é fazer a suplementação. Na prática, funciona assim: a pessoa mantém uma dieta balanceada, com o máximo de cálcio que consegue consumir e ingere uma ou duas vezes por dia um produto à base de cálcio. Existem no mercado vários suplementos que possuem a substância, sendo o mais popular o Whey Protein.

Embora o seu uso seja destinado aos praticantes de atividade física, o Whey Protein pode ser indicado a quem precisa de cálcio e outros nutrientes essenciais. Para saber se essa é a melhor opção para você, é necessário procurar um médico ou nutricionista, que irá avaliar o seu caso individualmente.

Matéria publicada no site Exame.com



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