TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






14/03/2016
Pilates para homens: profissionais explicam o crescimento de adeptos e desvendam os mitos que cercam a prática





A compreensão de que o Pilates trabalha o corpo de uma maneira global trazendo flexibilidade, força, equilíbrio e tônus muscular tem atraído praticantes do sexo masculino para os estúdios de Pilates, seja por indicação médica, seja por não se adaptarem à rotina de exercícios de uma academia.

Logo que surgiu no Brasil – em 1991, trazido pela dançarina Alice Becker Denovaro -, o Pilates conquistou, primeiramente, o público feminino fazendo com que a prática ficasse associada às mulheres. Os movimentos completos, a concentração na respiração e alongamento presentes na atividade, unidos à crença masculina de que os exercícios físicos só têm efeito se ligados ao “suor e cansaço”, colaboraram para a baixa adesão dos homens a princípio, explica a educadora física e diretora técnica da Personal Work, Adriane Lafemina.

Essa mentalidade, porém, tem mudado aos poucos. A compreensão de que a modalidade trabalha o corpo de uma maneira global trazendo flexibilidade, força, equilíbrio e tônus muscular tem atraído praticantes do sexo masculino para os estúdios de Pilates, seja por indicação médica, seja por não se adaptarem à rotina de exercícios de uma academia.

Um dos fatores que tem gerado essa mudança é o fato de o Pilates auxiliar na melhora da postura, o que, segundo o fisioterapeuta da Club Físio, Heitor Cavalini, é a “reclamação recorrente de homens que procuram o Pilates: dores lombares, resultado de várias horas sentado no posto de trabalho”. Isso se dá pelo fortalecimento do chamado “power house”, conjunto de grupos musculares que abrangem abdômen, coluna lombar e região pélvica, proporcionado pela prática uma vez que, do ponto de vista estético, o abdômem é uma das maiores preocupações masculinas. “As dores nas costas, na grande maioria das vezes, é resultado de um abdominal fraco. O abdômen, por ser o responsável pela saúde da coluna, possui destaque nos exercícios de Pilates. Muitas vezes o aluno que chega até a clínica comunica que faz abdominais na academia, mas mesmo assim sente dores na coluna. A explicação é que o Pilates trabalha com outro tipo de abdominal, ele acessa uma musculatura mais profunda, bem próxima à coluna”, conta Cavalini.

Além dos benefícios adquiridos ao longo da prática, outro ponto positivo é a possibilidade de combiná-la com outras atividades físicas: “O Pilates pode ser conciliado com qualquer prática esportiva, podendo ser usado como treinamento auxiliar na preparação física de atletas e intercalada com atividades aeróbicas como caminhada, corrida e natação, por exemplo”, afirma Adriane Lafemina. Por se tratar de uma técnica funcional, o Pilates também pode ser usado para prevenção de lesões em atletas. Segundo Cavalini, “no Pilates podemos direcionar os exercícios para movimentos que o atleta mais utiliza. Se futebol, por exemplo, trabalhamos com o gesto usual da prática, como chutes e movimentos nos membros inferiores”.

Matéria enviada por Communica Brasil


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012