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05/04/2016
Dicas do Dr. Corrida para fugir das lesões





Médico dá dicas para corredores iniciantes fugirem das lesões

A cada dia novos corredores começam a testar suas passadas pelas ruas e pistas por aí. Mas muita gente acredita que é só calçar um par de tênis e colocar as pernas para correr, sem antes procurar uma orientação adequada, o que a longo prazo pode trazer mais problemas que benefícios. Todo corredor de primeira viagem precisa de informação e orientação para saber com fugir das lesões, problemas ou imprevistos, o que tornará a prática duradoura, prazerosa e benéfica para o corpo e a mente. Assim buscamos alguns conselhos com o médico Sérgio Maurício, que é maratonista, ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício, também conhecido como Dr. Corrida.

“Em geral recomendo que a pessoa inicie com três treinos semanais de 30 minutos, alternando os dias para que a musculatura recupere. Dar pequenas caminhadas durante a corrida também evita que a musculatura entre em fadiga, evitando lesões”, aconselha o especialista. Se você começou há pouco tempo, a sugestão é aumentar 10% do volume semanal de corrida a cada uma ou duas semanas, aconselha o médico. “Porém cada um tem um corpo, uma meta e uma história em diferentes esportes, por isso o ideal é alinhar treino e dieta com profissionais adequados e não insistir no exercício na presença de dores”, ressalta o Dr. Corrida, que a seguir dá três dicas básicas para o corredor iniciante fugir das lesões.

1- Procure um professor experiente no assunto. “É comum corredores iniciantes calçarem aquele par de tênis novinho em folha e saírem correndo por aí, sem freio, sem planejamento e sem os descansos necessários. São esses pequenos erros que causam a maioria das lesões nesse esporte”, comenta o médico.

2 – Faça uma dieta  adequada e jamais prive seu organismo de algum nutriente. Quem corre precisa de energia e de comida de verdade. Dietas restritivas fazem mal à saúde e aumentam as chances de tendinites, lesões musculares e fraturas por estresse.

3 – Aprenda a ouvir o seu corpo. As dores, incômodos e outras sensações não podem ser negligenciadas, pois são sinais que o organismo envia para que você cuide dele. Se está sentindo dores, não insista, procure um médico.

E você? Tem alguma dúvida sobre saúde e corrida de rua? Mande nos comentários sua pergunta que ela será respondida pelo Dr. Corrida!

Matéria publicada no site O2 Por Minuto.


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