TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






12/04/2016
Márcio Atalla lança desafio de saúde





Novo projeto de Márcio Atalla, o Vida de Saúde, tenta mudar os hábitos de vida de toda população de Jaguariúna, no interior de São Paulo

Já pensou como seria uma cidade inteira abraçar a ideia da prevenção de doenças em vez de gastar no tratamento delas? É o que pretende o mais novo projeto do preparador físico Márcio Atalla, o Vida de Saúde.

O novo desafio de Atalla é grande: mudar os hábitos de vida de toda Jaguariúna, cidade no interior de São Paulo. O projeto vai virar documentário e tem o respaldo de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Será o primeiro e detalhado estudo sobre saúde, prevenção, mudança de hábitos e atividade física na promoção da qualidade de vida de toda a população; o primeiro registro científico da mudança de comportamento e hábitos feito em massa.

O projeto

A ideia do Vida de Saúde é analisar como o movimento e a alimentação saudável influenciam na saúde das pessoas, usando os fatores de risco para doenças crônicas como parâmetro.

Para subsidiar os estudos, o programa contará com uma plataforma única e exclusiva para cadastrar todos os moradores e acompanhar a evolução dos principais indicadores de saúde e estilo de vida da população da cidade.

O Vida de Saúde irá analisar a redução dos gastos públicos com medicamentos e tratamentos de saúde. Antes e após o projeto serão realizadas avaliações laboratoriais da população (glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa), medição de circunferência abdominal, IMC (Índice de Massa Corporal), pressão arterial, nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde.

Oi, Atalla!

Para criar um canal direto com a população, foi desenvolvida a plataforma “Oi, Atalla!”, que permite que cada pessoa simule treinos e anote todas as suas atividades diárias. Um aplicativo para celular marca quantas passadas o usuário dá por dia, tornando possível analisar se a meta de passos está sendo atingida.

Dentro da plataforma, há conteúdo com dicas de nutrição, atividades físicas e desafios entre usuários para aumentar o engajamento e a motivação de toda a população.

O Vida de Saúde terá início no dia 30 de abril com uma caminhada inaugural com largada no Centro Cultural. Vai ser o primeiro passo para o começo de uma mudança comportamental em larga escala que promete se estender para outros locais.

“Medicina preventiva é a nossa rotina, como nos movimentamos, como comemos, como dormimos. Por isso, a pílula mágica da saúde está em cada um de nós. Nós que a produzimos, a cada dia”, diz Atalla. O programa será transmitido pelo Bem Star, canal de Márcio Atalla no Youtube.

Conversamos com Márcio Atalla para entender um pouco mais desse desafio de mudar os hábitos de toda uma cidade. Confira:

Mobilizar uma cidade inteira para melhorar a qualidade de vida da população. Por que aceitou esse desafio tão grande?

Márcio Atalla: Desde que levei o Medida Certa para o Fantástico, a ideia sempre foi a mesma: mostrar a importância da atividade física para a saúde. É assustador olhar os números com relação à saúde no Brasil e no mundo. Vivemos mais, mas vivemos mais doentes. E tudo isso é causado pelo sedentarismo, em vários lugares do mundo. Por isso, já que o segredo para a qualidade de vida é movimentar-se, por que não pegar uma cidade inteira, com um custo de saúde fechado, com estatísticas sobre os números de doentes e propor uma grande mudança de estilo de vida? E por que não mostrar na prática que a prevenção é muito mais barata que o tratamento?

Como o Vida de Saúde vai fazer isso?

Márcio Atalla: Fizemos parcerias com as principais empresas da cidade, academias, parques, escolas. Vamos promover aulas gratuitas e especiais, palestras para a população, conscientização nas escolas, nas empresas. E, durante os 8 meses, todos os fins de semana terão eventos com foco no movimento e na saúde, gratuitos para toda a população.

Acha que vai ser possível mudar os hábitos de todos?

Márcio Atalla: Vai ser um grande desafio, mas acredito que sim, é possível. A ideia é democrática, não sou do tipo que acredita na imposição como forma de mudar hábitos. O projeto está planejado para que as pessoas escolham as mudanças que desejam, por elas mesmas. Aos poucos elas irão mudar, um passo de cada vez, escolhido por elas para começar a mudar o estilo de vida e ter mais qualidade de vida. E, para o que elas escolherem, estaremos lá para orientar.

Por que Jaguariúna? Isso vai se expandir para outras cidades depois?

Márcio Atalla: A cidade pequena nos fornece um modelo de resultados mais rápido. Serão oito meses de Vida de Saúde na cidade e a ideia é um dia expandir para centros maiores, onde o desafio é ainda maior. Mas, a princípio, quero mostrar os exemplos pelo mundo, a realidade da saúde no Brasil e também lá fora e fazer com que Jaguariúna seja um projeto de sucesso desse experimento. Vai virar um grande e inédito estudo científico para mostrar como a simples mudança de hábitos pode transformar uma cidade inteira para melhor.

Acompanhe no canal Bem Star, do preparador físico, e por aqui, no ativo.com, as conquistas do Vida de Saúde.

Site oficial do projeto:  www.vidadesaude.com.br.

Matéria publicada no site Ativo.com.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012