TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






27/04/2016
Como driblar lesões no joelho para correr





Desgastes nos joelhos podem ser contornados com os exercícios adequados

Tenho condromalácia patelar nos dois joelhos. Posso treinar com uma assessoria de corrida, fazendo preparação física com exercícios funcionais e de crossfit? – Sara Monteiro

A condromalácia patelar é bem mais comum do que imagina. Trata-se do amolecimento e desgaste da cartilagem do joelho. Os sintomas são dores na parte da frente do joelho. O ideal é que pare a atividade imediatamente. Não comece na assessoria se você estiver em crise. Procure correr em terrenos menos duros e com tênis que ofereça maior amortecimento.

Também é importante fazer reforço das estruturas musculares que protegem os joelhos, com exercícios localizados. Nesse caso, os funcionais são muito bem-vindos, principalmente os de equilíbrio e propriocepção, ou até mesmo a musculação bem orientada. Já o crossfit talvez não seja uma boa opção.

Há muitos agachamentos com angulação superior a 90 graus. Essa área sofre grande pressão, principalmente quando há uma flexão dos joelhos acentuada. A cartilagem é um tecido que não se regenera. Vale investir em qualidade de vida e procurar por atividades que não provoquem ainda mais desgaste.

Estou com 41 anos e sempre gostei de correr. Passei por uma artroscopia por causa de uma lesão no menisco. Estou em recuperação. Conseguirei voltar a correr? – Daguima Leandro Silva

Certamente, você terá vida normal após a cirurgia. É fundamental fazer fisioterapia para recuperar integralmente seus movimentos. Uma vez que o tratamento da fisioterapia seja concluído e você receba alta do médico, você pode recomeçar a correr, mas de forma gradual.

Procure não correr em dias consecutivos e varie os tipos de solo, dando prioridade para terra batida ou grama, em vez de asfalto. Lembre-se da importância de fortalecer os músculos das pernas e os glúteos. Não descuide do alongamento diário, ao menos dez minutos, em casa mesmo, independentemente do horário de seu treino.

Procure usar também um tênis que promova bom amortecimento. Sempre que sentir alguma dor, interrompa a atividade imediatamente. Devagar e sempre, pensando em qualidade de vida!

Matéria publicada no site da Época.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012