TAO PILATES
 Boa noite,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






29/04/2016
Uva-passa: Energia e saúde para quem corre





Um punhado é suficiente para dar energia no treino. Saiba por que consumir uva-passa

Ela é polêmica, especialmente em festas de Natal e Ano Novo: arroz com ou sem uva-passa? Brincadeiras à parte, essa fruta seca é muito versátil na hora de cozinhar. Combina com pratos doces, salgados, sobremesas e até smoothies – e ainda é barata e acessível.

Branca ou preta, a uva-passa é incrível. Um punhado delas dá energia rápida para qualquer esporte. Apenas 30g (uma colher de sopa cheia) pode dar todos os nutrientes que você precisa durante seus treinos.

Alpinistas, corredores ultramaratonistas e bikers podem carregar facilmente essa fruta seca e conseguir nutrientes importantes para suportar a exigência da atividade física. São ricas em potássio e ferro e perfeitas para consumir no intervalo dos treinos. Podem, inclusive, substituir o gel de carboidrato na reposição de energia.

Além disso, a uva-passa é rica em fibras, possui antioxidantes (catequinas e polifenóis), contém leptina e grelina, substâncias que ajudam a equilibrar o diabetes em pessoas já diabéticas (e podem substituir o açúcar nas receitas), e ajuda na manutenção da pressão arterial por ser rica em potássio.

Uva-passa para quem corre

Quando ultrapassamos 60 minutos de atividade física, esgotamos nosso estoque de hidratos de carbono. Depois desse tempo, é necessário ingerir combustível para evitar a fadiga muscular e manter a energia em alta. Recomenda-se, de forma geral, que o atleta consuma de 30g a 60g de carboidratos para cada hora adicional de exercício físico.

Como é fácil de carregar, o gel de carboidrato é bastante utilizado para fazer essa reposição durante a atividade, mas há opções naturais que podem substituí-lo. Além da uva-passa, outras frutas também têm essa característica, como cerejas, damascos, bananas, figos, tâmaras, etc.

Muitos atletas – principalmente vegetarianos, veganos e pessoas que evitam produtos industrializados – preparam essas energy balls para consumir nos intervalos dos treinos e das refeições. Scott Jurek, famoso ultramaratonista, tem uma receita parecida publicada no seu livro  “Eat & Run.  O corredor de montanha  Fredrik Olmqvist  também. A uva-passa é um dos ingredientes dessas bolinhas de energia que eles consomem para ter energia imediata. São fáceis de fazer, de levar para qualquer lugar e ainda são doces e saborosas.

Receita com uva-passa

Energy Balls (rende em média 10 bolinhas)
Se gostar de uma textura mais molhada, adicione um pouco de água de coco ou leite vegetal. Aveia e gergelim também são bem-vindos na receita.

Ingredientes
● 150g de castanha-do-pará batidas no liquidificador até virar farinha
● 150g de uva-passa e 150g de tâmaras (sem caroço) hidratadas com 1 xícara de chá de água de coco, batidas no liquidificador até formar uma pasta
● 1 colher (sopa) de canela em pó
● 1 colher (sopa) de cacau em pó
● 2 colheres (sopa) de sementes de chia

Modo de fazer:

No liquidificador ou processador, junte os ingredientes e adicione uma colher de óleo de coco. Bata até adquirir consistência uniforme. A consistência deve ser firme, mas não dura nem muito seca. Molde em bolinhas ou barrinhas, embrulhe em filme plástico e mantenha refrigerado. Já está pronto para consumir. Evite deixar muito tempo fora da geladeira ou sem consumir. O ideal é comer em até cinco dias.

Para experimentar novos sabores, substitua os ingredientes. Amêndoas, damascos, tâmaras, cranberries, nozes, maçã e canela, coco ralado, sementes de chia, flocos de quinOa ou amaranto, nibs de cacau, gengibre cristalizado, noz-moscada, cardamomo em pó, raspas de limão, chia e sementes de linhaça são alguns exemplos de ingredientes que podem fazer parte das suas energy balls.

Matéria publicada no site O2 Por Minuto.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA













Todos os direitos reservados TaoPilates @2012