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02/05/2016
Como equilibrar os pesos na academia?





Márcio Attala responde dúvida de leitores sobre o equilíbrio de peso na academia

O educador físico Márcio Atalla respondeu em sua coluna na Revista Época, algumas dúvidas de seus leitores. Entre ele um homem de 57 anos que faz musculação quatro vezes por semana e atividade aeróbica cinco vezes. A dúvida levantada foi que quanto de peso ele deveria colocar nos aparelhos de musculação?

Tudo depende do objetivo de cada um. Existem pessoas que querem hipertrofia, ou seja, ganho exagerado da massa muscular, por isso procuram fazer um tipo de treino mais pesado, em que, às vezes, é necessário a ajuda dos professores nas séries. Em seu caso, a programação está excelente: você combina exercícios aeróbicos com resistência muscular. Essa dupla é sucesso garantido: promove ganho cardiorrespiratório, redução de gordura corporal, aumento de força e massa magra, aumento do ritmo do metabolismo, entre outros benefícios. Uma carga adequada é aquela que não torna entre oito e 12 repetições algo muito difícil de executar, mas que as últimas são mais difíceis. Dessa forma, você consegue trabalhar bem a musculatura e prevenir suas articulações de lesões.

Outro leitor comentou que atualmente está na casa dos 40 anos e tem 1,77 de altura. Há dois anos e meio, ele conseguiu chegar a pesar cerca de 117kgs. Conseguiu eliminar 19 deles sem dietas e fazendo caminhada e natação. A dúvida dele é como ele consegue evoluir da caminhada para a corrida?

Attala responde dizendo que o homem está de parabéns! Você conseguiu fazer o que aconselho: atividade física regular e uma alimentação sem radicalismos! Você está ganhando massa magra, sem perder peso. É a combinação perfeita para continuar reduzindo ainda mais a gordura corporal, ganhando força, condicionamento físico e turbinando seu metabolismo. Para evoluir da caminhada para corrida, é preciso ter calma e respeitar os limites de seu corpo. Comece sem pensar em tempo, ritmo, distância, apenas intercalando caminhada com corrida. Cansou, comece a caminhar. Descansou, volte a correr. Simples assim. Junto a isso, continue com a musculação, para manter os músculos inferiores fortalecidos. Minha dica é que você mantenha a natação, intercalando os dias em que nada com outros em que corre e caminha. Um profissional pode ajudar a montar os treinos. Siga em frente!

Matéria publica no site da Época.


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