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04/05/2016
Mulher: os melhores horários para malhar





Confira os cinco melhores horários para malhar de acordo com cada perfil de mulher

Não importa qual seja o estilo de vida de uma mulher, é cada vez mais difícil encontrar tempo para praticar atividades físicas e se manter saudável. “Poucas pessoas têm, nos dias de hoje, uma ou duas horas por dia para se dedicar à prática de exercícios físicos”, lembra o coach e preparador físico Vinícius Possebon, que desenvolveu o “Programa Queima de 48 Horas”, que possuem exercícios que duram entre 5 e 15 minutos. “Como são atividades que não demandam muito tempo e nenhum tipo de equipamento, podem ser realizadas em qualquer horário do dia, adequando-se à rotina de cada pessoa”, explica.

O criador do Q48 explica que sua metodologia é baseada no HIIT, sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. “A proposta desta metodologia é elevar o nível de intensidade do exercício, e assim acionar mecanismos naturais do corpo que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas depois do treino”, explica Possebon, que destaca que, em média, os alunos do Q48 perdem de 1 a 3 kg em um período de até 10 dias, de forma consistente.

Rotina intensa
Possebon relata que, entre as alunas do Q48, a maioria precisa cuidar dos filhos, da casa e da carreira profissional, e por isso lhes restam pouco tempo para se exercitarem. “Já presenciei diversos horários interessantes utilizados pelos alunos, e vi que esta é a maior vantagem do programa”, destaca o coach, que sugere cinco horários diferentes para as mulheres com o dia a dia cheio de afazeres.

Logo após acordar: ideal para quem tem rotina imprevisível
Um dos horários preferidos pelas mulheres é malhar logo pela manhã, antes mesmo de ver os filhos ou o marido, no caso das mulheres casadas. “A vantagem de treinar logo de manhã é que você já deixa seu corpo com total disposição para as atividades do dia”, destaca Possebon, que alerta para a alimentação antes do treino, que é importante para garantir energia. “Coma algo leve cerca de 40 minutos antes de treinar”, indica.

Antes do almoço: para aproveitar aquele tempo entre uma atividade e outra
Como muitas mulheres, especialmente as mães que acompanham de perto a rotina das crianças conseguem encontrar mais tranquilidade na hora anterior à chegada dos filhos para o almoço, a faixa de horário é a preferida de muitas delas. “Pessoas saudáveis podem realizar um treino do Q48 sem qualquer contraindicação. O ideal é que antes de iniciar a prática de qualquer atividade física a pessoa passe por uma avaliação médica”, incentiva o preparador físico.

No meio da tarde: perfeito para quem tem uma rotina flexível
Vinícius Possebon se surpreende com a quantidade de pessoas que utilizam o período da tarde para treinar, entre 14h30 e 16h30. “Quem é profissional liberal ou tem horários mais flexíveis consegue aproveitar o tempo para fazer o treino”, explica. Segundo o coach, o horário é bom porque permite ao corpo tempo suficiente para descansar no fim do dia. “Também é um ótimo momento para tomar um banho, alguns minutos após o treino”, sugere.

Fim de tarde: a escolha certa para deixar o estresse ir embora
O horário mais utilizado para malhar entre as pessoas que frequentam academias, o fim de tarde é um dos mais fáceis. “Após a jornada de trabalho, colocar o corpo para queimar calorias é uma ótima maneira de reduzir o estresse”, indica Possebon. O coach destaca que muitas alunas trabalham em empregos que exigem muito intelectualmente, e por isso podem aproveitar os 15 minutos de treino para esquecer um pouco das obrigações.

Após as 22h: para se livrar das interrupções
Muito comum entre as jovens que estudam à noite, o treino nas últimas horas do dia pode ser uma boa maneira de finalizar o dia. “Algumas donas de casa também encontram neste horário uma forma de se exercitar sem serem interrompidas”, lembra Possebon, que também destaca que muitas pessoas melhoram a qualidade do sono quando se exercitam. “Mas é preciso tomar cuidado, porque algumas pessoas têm reações opostas com a atividade e podem ter dificuldades para reduzir o ritmo e demorar mais tempo para pegar no sono”, alerta.

Matéria publicada no site Bonde.


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