TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






04/05/2016
Como reequilibrar a vida das crianças e abrir espaço para o brincar livre





Dividir o tempo dos pequenos entre brincadeiras educativas, exercícios físicos e o brincar livre é importante para o desenvolvimento deles.

Brincar livre é uma etapa fundamental do desenvolvimento das crianças, mas vêm perdendo espaço. O excesso de atividades extracurriculares, a superproteção dos pais e o crescente tempo em frente às telas criam barreiras para outros tipos de brincadeiras. Pesquisa feita por OMO mostrou que 89% dos pais brasileiros dizem que seus filhos preferem esportes “virtuais”, ou seja, no computador ou tablet, a praticá-los na vida real.

Há uma necessidade urgente de reequilibrar a rotina das crianças, pois elas estão deixando de lado o brincar livre, a exploração e a descoberta, essenciais para o desenvolvimento delas. O levantamento feito por OMO apontou também que 48% dos pais no Brasil acham que os filhos poderiam ter melhor equilíbrio entre os diferentes tipos de brincadeira. E 40% pensam que eles poderiam brincar mais ao ar livre.

“Uma criança livre para brincar estabelece as regras, inventa, fantasia, muda no meio do caminho. Esse é o livre brincar, que desenvolve várias competências socioemocionais e físicas”, explica a especialista em educação e presidente do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Mais brincadeiras criativas
Os pais gostariam que seus filhos tivessem brincadeiras mais criativas e físicas, em vez de passarem tanto tempo em frente às telas. Segundo a pesquisa feita por OMO, mesmo os pais que admitiram um desequilíbrio na rotina dos filhos gostariam que eles tivessem mais brincadeiras criativas (35%), brincadeiras físicas (30%) e brincadeiras construtivas (19%).

Para Priscila, as famílias precisam criar um espaço no dia da criança para o livre brincar. “Tem que entrar na agenda da família que é importante brincar. A família pode dizer: agora nada de tela. A criança, mesmo que reclame, vai naturalmente buscar algo para ela brincar, então é dado esse espaço, e ela começa a brincar”, explica.

Compromisso com o reequilíbrio
O estudo mostrou que 84% dos pais acham que as crianças são mais criativas quando brincam sem a tecnologia. Há vários tipos de brincadeiras para reequilibrar a rotina dos filhos: em um momento, as crianças podem se dedicar a brincadeiras criativas, como pintar, desenhar, inventar histórias… Em outro, podem se envolver com atividades físicas, como dançar, andar de bicicleta, brincar de pega-pega.

Brincadeiras na água, por exemplo, são incríveis para as crianças. Despertam curiosidade, experimentação e imaginação. Com o uso de objetos da casa, você pode ajudar o seu filho a criar uma pequena cachoeira ou rio, mesmo em uma pequena área externa ou apartamento. Se for dentro de casa, utilize o banheiro ou a área de serviço. Ao ar livre, use um canto do jardim por onde a água possa escorrer e se infiltrar na terra depois da brincadeira.

Esportes ou brincadeiras físicas também são muito positivos e seus benefícios podem se estender ao longo da vida. Nos esporte infantil as crianças podem, ao mesmo tempo, cuidar da saúde, fazer novas amizades e aprender a integrar um time. Você não tem um espaço seguro perto de casa? Tire um dia para levar seus filhos ao parque, à pracinha ou outro espaço público.

“Claro que os ambientes são diferentes na praia, na floresta, no campo e na cidade. O importante é darmos oportunidades para as crianças, em toda parte do Brasil, brincarem nas diversas áreas e situações em que vivem”, diz o pedagogo e mestre em educação Vital Didonet.

Em parceria com pais, educadores e outros especialistas em desenvolvimento infantil, OMO está investigando as melhores maneiras de ajudar as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que assim possam aprender e se desenvolver em todo o seu potencial.

Matéria publicada no site do GShow.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012