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31/05/2016
Estúdios de Pilates e Personal Trainer: bons profissionais x bons empresários





specialistas dão dicas de como prosperar no setor de empreendedorismo mais procurado do ano.

A busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiro boom no número de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.

Como transformar um estúdio de Pilates e de Personal Trainer em um bom negócio

É necessário tomar uma série de medidas e cuidados para o estúdio de Pilates ou de Personal Trainer não afundar. Qualificar os profissionais e conhecer os pontos chaves do negócio são partes fundamentais para uma boa colocação. De acordo com Marynês Pereira, profissional com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Gestão Estratégica e de Pessoas, Liderança, Vendas e Carreira, o coração da academia precisa bater. “As aulas são o coração da academia e precisam bater forte. É nesse momento que o cliente entra em contato com os serviços oferecidos e analisa se os resultados que ele precisa alcançar serão entregues pelo professor”, diz.

Profissional empreendedor é a alma dos estúdios de Pilates e de Personal Trainer

“Aulas excelentes precisam de duas coisas: método e profissional competente apaixonado pelo que faz”, explica Marynês acrescentando que “para abrir uma empresa é preciso ser um empreendedor e gostar de correr riscos. É preciso ainda analisar o mercado, cenários e tendências, ter capital para pagar as contas por pelo menos 1 ano, entender de gestão e de pessoas e, se for apenas investidor, contratar as pessoas certas e acompanhar de perto os indicadores financeiros, equipe , cliente e mercado.”, alerta.

Estúdios: Clientes procuram muito mais do que bem estar

O conceito de frequentar um estúdio de Pilates ou de Personal Trainer vai além da preocupação com o bem-estar. Proporcionar um ambiente diversificado e agradável aos clientes faz parte do papel do empreendedor. A especialista em gestão e proprietária da academia De Vie, Viviane Gomes, completa: “Atualmente, os clientes não buscam simplesmente um produto, e sim, serviços agregados a sua vontade de receber um tratamento diferenciado e especial, isto é, as pessoas se encontram dentro de uma cápsula de stress, pressão, falta de tempo, cobranças pessoais e interpessoais pelo menos uma hora do dia algumas vezes por semana, para cuidar da sua saúde e do seu bem estar, procuram atividades completas, que possam gerar não somente melhora da aptidão física, como entretenimento, diversão, relaxamento e momentos especiais”, relata, acrescentando que “boas aulas geram essas emoções e geram expectativa para a próxima aula. Se o conjunto todo não estiver alinhado, o aluno vai mesmo procurar um outro lugar que lhe forneça além da atividade física”, ressalta.

Estúdio de Pilates: divisão de tarefas para ter sucesso

Para Priscila Perdiz Cueda, fisioterapeuta, nem sempre um bom empresário é um bom profissional e o contrário também acontece. “Cada um é bom em uma tarefa, nesse caso dividir as tarefas e encontrar o que há de melhor em cada um é a melhor maneira de empreender em sociedade”, diz. Ela encontrou no projeto de treinos específicos para ciclistas o pontapé inicial para abrir um estúdio de pilates, treinamento funcional e fisioterapia. Há três meses ela se juntou com uma amiga e se apegou a qualidade do atendimento com seus clientes para que o negócio desse certo, e deu. Aos 31 anos a empreendedora já pode dar algumas dicas de como empreender com sucesso. “Está caro e difícil abrir um negócio, então fazer uma planilha de gastos e custos iniciais é essencial, além de, claro, ter uma cartela de clientes que irão te seguir para onde você for” explica acrescentando que “com certeza o negócio só dá certo com o olho do dono, não dá para não cumprir horário só porque o negócio é seu”, completa.

Planejar para prosperar: o futuro na ponta do lápis dos estúdios de Pilates e Personal Trainer

Ao realizar um plano de empreendimento eficaz e adequado as necessidades da empresa ou futuro empreendimento, fica possível gerenciar estratégias de marketing para os produtos/serviços ofertados, otimizando e maximizando os resultados esperados, tendo uma visão abrangente sobre o mercado atuante e tirando o máximo de resultados dos processos desenvolvidos. Marynês reforça: “Uma empresa pode afundar caso apenas a parte técnica seja entendida. Posso ter excelentes profissionais na parte técnica, mas se o sistema de gestão, as estratégias, o marketing, as vendas e a estrutura for ruim, nada dará certo. É preciso equilibrar ambos os lados. Quem pensa em abrir uma empresa deve levar em conta que não basta ser apenas um excelente técnico, ou gestor e vendedor. Precisa ser empreendedor e ter visão global do negócio, do mercado, do futuro. Deve-se pensar sempre em novas estratégias e sair do operacional.”, finaliza.

Por Jornalismo Portal EF

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