TAO PILATES
 Bom dia,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






20/06/2016
Você sabe o que é consciência gerontológica?





Hoje não é incomum trabalharmos 5, 10 anos com nossos clientes, mas será que estamos atentos às mudanças que o avanço da idade traz?

O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com o maior número de idosos do mundo.

Em 2050, nada menos que 64 milhões (30% da população) de brasileiros estarão com 60 anos ou mais. Hoje são 25 milhões (12% da população) e a expectativa de vida saltará de 75 para 81 anos.

O grande desafio é o desejo dessas pessoas de continuarem independentes e com autonomia e eu tenho certeza que isso não é nenhuma novidade, certo?

Agora o que muitas vezes parece óbvio pode, em certas ocasiões, passar despercebido e nos surpreender. O envelhecimento não aparece de repente, ele acontece ao longo dos anos e precisamos ficar atentos a esses sinais, como por exemplo: quantas vezes escutamos a frase “caí de maduro” e achamos normal ou até damos uma risadinha? A pergunta é: o que podemos fazer para que essas pessoas continuem independentes e autônomas?

Hoje não é incomum trabalharmos 5, 10 anos com nossos clientes, mas será que estamos atentos às mudanças que o avanço da idade traz?
Nesse ponto que a frase consciência gerontológica chama a atenção: precisamos ficar atentos, nos tornando investigadores desse processo para antecipar os acontecimentos com medidas preventivas. Mas para isso temos que ter visão global e sermos interessados no dia a dia dos nossos clientes e sempre se perguntar: o que mais eu posso fazer?

leiamais
icon GERONTOLOGIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
icon SAIBA COMO COMBATER O GLAUCOMA E A CATARATA

Esta consciência pode se desenvolver de diversas formas. Podemos começar nos interessando de verdade em conhecer o contexto em que o nosso cliente vive, quais são seus sonhos e o que devem fazer no seu dia-a-dia para continuar sendo independentes e realizando suas tarefas.

De posse desse conhecimento, devemos elaborar estratégias individualizadas que ajudarão essas pessoas a seguirem com seus planos de vida.

Um dos grandes erros cometidos pelos profissionais que atendem essa faixa etária é impor nosso plano de exercícios ou algo previamente planejado e engessado para todos. Quem conduz o objetivo do treinamento é o cliente; nosso conhecimento entra no momento em que adaptamos os desejos da pessoa à conduta necessária. Exemplo: um cliente que procura seu serviço tem 70 anos e deseja continuar jogando tênis. O que você pode fazer para que ele se sinta realizado? O olhar se torna diferente quando quem o procura é uma mulher de 70 anos que sente dor lombar e que ajudar a sua filha a cuidar dos netos. Somos muito mais do que somente professores de educação física – nós tornamos possível o desejo dos nossos clientes de continuarem participativos e incluídos na sociedade.

Vejo uma grande oportunidade para os atendimentos como personal trainer para esse público, pois esse profissional tem a chance de fazer um acompanhamento personalizado. Com isso, ele tem a possibilidade de identificar pequenas mudanças – tanto físicas quanto de história da pessoa – e de fazer pequenas intervenções no decorrer dos atendimentos. Mas, para que isso aconteça, esse profissional precisa saber mais a respeito do processo de envelhecimento – não só no contexto físico, como também no contexto emocional, que pode muitas vezes afetar o desempenho físico. Com esse público, o atendimento começa no aperto de mão, passa por questionamentos sobre os medicamentos que a pessoa está fazendo uso ou se aconteceu algo atípico que vale a pena ser compartilhado. Pequenos acontecimentos podem resultar, por exemplo, em alterações na pressão arterial ou na estabilidade.

Diante do que foi apresentado, a frase “entender para atender” deve ser a base da conduta do personal trainer em todos os seus atendimentos com o público idoso. Lembrando sempre que esse não é somente um mercado promissor financeiramente, mas também uma oportunidade de “ganha-ganha”: o personal trainer ganhar por adquirir mais conhecimento para atender esse segmento e o cliente ganha em ter um profissional mais bem preparado para atendê-lo.

Clique aqui e saiba mais do potencial desse mercado.

(Fonte: Marco Lopes)


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA









Todos os direitos reservados TaoPilates @2012