TAO PILATES
 Bom dia,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






27/06/2016
Dor na lombar: exercício é a melhor prevenção





Pesquisa publicada recentemente no Jornal da Associação Médica Americana verificou que exercícios físicos diminuem em até 45% a dor na lombar.

Você já sentiu dor na lombar? Pois dados recentes levantados pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que 27 milhões de adultos no País sofrem com doença crônica na coluna – ou seja, 18,5% da população adulta brasileira – sendo o problema mais comum a dor na lombar. Isso porque passamos cada vez mais tempo sentados e inativos – segundo a  ABESO  (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), mais da metade da população brasileira está acima do peso -, o que é preponderante para a ocorrência do problema, conforme sugere pesquisa publicada recentemente no  JAMA Internal Medicine  (Jornal da Associação Médica Americana).

A pesquisa analisou 23 estudos feitos ao redor do mundo, envolvendo mais de 30 mil pessoas que sofrem de dor na lombar recorrente, e verificou que os exercícios físicos se mostraram mais eficientes na hora de prevenir novas crises a longo prazo, diminuindo em até 45% a reincidência do problema. Para os especialistas, ficar parado é o principal gatilho para criar um círculo vicioso, pois mesmo com os métodos tradicionais de tratamento (remédios e cintos ortopédicos) as crises tendem a reaparecer em menos de um ano. E quanto mais dor, mais tempo parado para recuperar-se; e quanto mais tempo parado, mais dor, sendo que a inatividade pode aumentar as chances de uma dor aguda se tornar crônica.

Exercitar-se pode até fazer você se sentir um pouco dolorido no começo, mas a prática de atividades físicas (devidamente acompanhada por um profissional) trará grandes benefícios à sua saúde. Por isso mexa-se! Procure um especialista e comece devagar, aumentando o estímulo gradualmente, até ganhar qualidade de vida e perder de vista o incômodo das dores.

Corrida e dor na lombar
Quem corre deve investir em exercícios de fortalecimento para evitar dor na lombar. Fortalecer a musculatura que dá suporte à coluna, o “core” (músculos abdominais e paravertebrais) é fundamental para quem quer continuar correndo sem dores ou lesões na região. “Uma boa postura é fundamental para uma corrida com segurança. Além de prevenir e minimizar lesões, o equilíbrio correto dos músculos e do esqueleto consome menos energia do organismo”, explica o médico João Paulo Bergamaschi, especialista em cirurgia da coluna da Clínica Kennedy e membro do Comitê Médico do UFC Brasil.

Exercícios como musculação, pilates, hidroginástica, natação e ginástica holística podem ajudar nesta tarefa. “Além desses cuidados, devemos alongar também os músculos isquiotibiais e o corredor deve usar um tênis que amorteça o impacto e diminua a carga transmitida para a coluna com as passadas no solo”, completa o médico Alexandre Fogaça Cristante, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

(Fontes: JAMA, Dr. Sérgio Mauricio, ortopedista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Dr Márcio Schiefer, médico ortopedista do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da American Academy of Orthopaedic Surgeons, Arthritis Research UK e Dr. Alexandre Fogaça Cristante, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Matéria publicada no site O2 Por Minuto.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA









Todos os direitos reservados TaoPilates @2012