TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






06/07/2016
Treinamento para diabéticos: dicas para começar





Confira uma lista de cuidados para os diabéticos experimentar a corrida de forma saudável e prazerosa.

A corrida pode ser um importante aliado das pessoas com diabetes, mas é preciso seguir algumas recomendações básicas para que a atividade física não se torne um problema. Cuidados para o pré e pós treino merecem a mesma atenção do treinamento em si.

Por isso, selecionamos alguns fatores que devem ser levados em consideração pelo corredor diabético. E é importante ressaltar: sempre consulte um médico e um profissional de educação física antes das primeiras passadas na corrida.

O que é a diabetes?
De acordo com a endocrinologista Eveline Elias Terra, Diabetes Mellitus é a deficiência na produção do hormônio insulina ou a resistência à sua ação nos tecidos periféricos, como músculos e fígado. O consequente aumento da glicose no sangue pode ter efeitos prejudiciais à saúde a curto e longo prazo.

Para começar
Antes de começar a fazer uma atividade física, é necessário que o atleta passe por um check-up para ver sua condição física. “A corrida vai beneficiar na prevenção das seguintes complicações relacionadas ao diabetes: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e perda visual”, diz a endocrinologista.

Insulina antes ou depois?
Eveline avisa que a aplicação da insulina depende de alguns fatores. Portanto, cada caso deve ser avaliado individualmente. “Não se pode falar qual é o melhor horário para aplicar a insulina para quem vai correr, pois a aplicação vai depender do tipo de insulina, dos controles glicêmicos, dos fatores de sensibilidade e do tempo e intensidade da atividade. Esse caso é totalmente individual e pode sofrer variações, portanto, o acompanhamento médico regular é essencial.”

Alimentação pré-treino
A nutricionista Solange Hypólito afirma que diabéticos devem ter uma alimentação leve antes de começar a correr – entre 40 minutos e 1 hora antes. “Coma alimentos ricos em carboidrato de baixo a médio índice glicêmico, como cereais integrais, pães, torradas ou frutas com farelos. Procure também beber, no mínimo, 400ml de água antes da atividade. Não pratique a atividade física em jejum em hipótese alguma.”

Gel de carboidrato pode?
É necessário verificar se a sua taxa de glicose está regulada para tomar um gel de carboidrato durante o treinamento. “Se a sua atividade for prolongada, alguns estudos sugerem que o consumo seja, em média, de 15g a 30g de carboidrato a cada 30 minutos.”

Pós-treino
Agora é hora de caprichar na alimentação. “Inclua no seu pós-treino alimentos com alto índice glicêmico, como arroz branco, pão branco, mel, sucos naturais, banana e melancia. Assim, todas as suas taxas ficarão realmente no eixo”, afirma a nutricionista.

Curiosidade
Além de usar o tênis adequado para sua pisada, prefira meias brancas de algodão e sempre dê uma avaliada nos pés. Isso porque o corredor diabético pode ter maior dificuldade na cicatrização, portanto, é fundamental prevenir ferimentos na região.

(Fontes: Eveline Elias Terra, endocrinologista; Solange Hypólito, nutricionista da rede de centros médicos do Dr. Consulta)


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA









Todos os direitos reservados TaoPilates @2012