TAO PILATES
 Bom dia,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






06/07/2016
Transformando demandas em oportunidades de negócio





Confira a segunda parte das principais análises que o profissional de educação física precisa efetuar para elaborar um bom Plano de Negócios.

No início de junho fiz um post referente às principais análises que o profissional de educação física precisa efetuar para elaborar um bom Plano de Negócios. Dando sequência ao tema convido ao leitor a se aprofundar nos principais tópicos de cada uma das etapas do Plano de Negócios para que o profissional consiga entender claramente onde seu negócio está inserido e aproveitar as oportunidades.

Vamos falar sobre novas demandas em que o negócio/serviço do profissional da educação física está inserido. As demandas não surgem por acaso, mas sim de algum fator externo. A busca por produtos ecologicamente corretos é proveniente da sustentabilidade do planeta, bem como uma maior consciência ecológica. Da mesma forma a busca por atividades físicas são provenientes da melhoria na qualidade de vida das pessoas.

A busca de uma melhor qualidade de vida é uma oportunidade de negócios na qual as atividades físicas estão inseridas. O aumento da expectativa de vida traz como consequência o aumento da população, ampliando a participação da camada mais velha da população, tendo como uma ótima oportunidade de negócios para vários negócios voltados às atividades físicas.

O profissional precisa estar atento às várias faixas etárias da população, focando seus produtos e serviços de acordo a essas demandas. Dessa forma é possível avaliar onde ele terá maiores possiblidades de sucesso em seus empreendimentos. Desde as crianças, passando pelos adolescentes, adultos e idosos, existem uma infinita gama de oportunidades a serem exploradas.

O plano de negócios deverá responder às questões relativas à capacidade do profissional ou empresa perceber e se apropriar das oportunidades provenientes das demandas do mercado. Uma vez entendido as possíveis demandas do segmento em que o produto/serviço do profissional da educação física está inserido, é necessário examinar o que vem ocorrendo no ambiente externo e interno do segmento para definir qual a melhor estratégia a ser adotada.

Perguntas interessantes que devem ser respondidas:

O que vem ocorrendo no ambiente externo e de que forma isso afetará meu negócio?

Quais são as rupturas, tendências e novas demandas perceptíveis?

É muito importante que você esteja antenado com o que está ocorrendo no mercado, que esteja bem informado sobre todas as principais mudanças, tendências e rupturas do segmento e que poderão afetar o seu negócio, ex: políticas, regulatórias, econômicas, social, demográfica e tecnológica.

Uma vez entendido quais são as possíveis oportunidades a serem apropriadas, é provável que sempre existirá um potencial produto/ serviço que traga inovações ao mercado, dificultando a entrada de outros concorrentes devido aos recursos, ativos e competências desenvolvidos pelo profissional.

Outra pergunta que precisa ser respondida:

Minha empresa detém os ativos tangíveis e intangíveis e as competências para se apropriar das oportunidades?

Utilizando a abordagem estratégica Visão Baseada em Recursos (VBR), onde os recursos são um conjunto de ativos tangíveis, intangíveis e competências, é possível efetuar uma análise das oportunidades que podem ser apropriadas pelo seu negócio.

Segue abaixo um detalhamento de cada recurso:

Ativos tangíveis – equipamentos, prédios, entre outros.
Ativos intangíveis – marcas, processos, certificações, entre outros.
Competências – é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que permitem a empresa almejar uma posição de destaque no mercado.

Um bom exemplo dessa análise é o descrito abaixo:

Caso na sua região existe uma concentração de pessoas mais velhas e a sua empresa/ academia tenha aparelhos voltados para essa faixa etária, além disso sua empresa tenha certificações para trabalhar com essa população e os profissionais da sua academia estejam capacitados para as atividades, existe uma boa possibilidade de sua empresa criar um produto/serviço focado para essa população.

Se coincidir de a mudança, ruptura ou demanda externa encontrar a sua empresa preparada, aí estará a oportunidade que deve ser aproveitada pela empresa, caso contrário ela estará ameaçada por um concorrente que esteja mais antenado com essas demandas.

Fazer uma boa análise das demandas, rupturas e tendências do mercado e avaliar quais os recursos que sua empresa possui para poder atender à essas demandas é um bom indicativo para se verificar quais oportunidades você pode estar desperdiçando e que poderá se apropriar caso efetuar as adaptações necessárias para atender a essas oportunidades.

Em breve seguiremos com mais informações e dicas para que você possa atingir melhores resultados e conseguir novas oportunidades para seu negócio ou serviço.

(Fonte: Marcelo Paciello é químico e mestre em gestão do esporte).


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA









Todos os direitos reservados TaoPilates @2012