TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






01/08/2016
Saúde: como funciona seu relógio biológico?





Podemos tirar o melhor proveito daquele horário em que temos mais energia e disposição ou adaptar nosso relógio biológico.

É comum ouvir dos corredores comentários sobre os períodos do dia em que estão mais ou menos motivados para o exercício físico. Alguns preferem correr à noite; outros rendem mais nas primeiras horas do dia. Trata-se de uma preferência individual, mas não é só isso. O funcionamento do nosso organismo e até a genética interferem nesse cenário. É o relógio biológico em ação.

Cada um tem um relógio biológico diferente. Para conhecer o seu, basta ouvir o próprio corpo. Segundo a cronobiologia, ciência que estuda o relógio biológico, podemos adaptar o ritmo do nosso organismo por meio de hábitos e rotina, mas também é possível tirar o melhor proveito daquele horário em que sabemos que temos mais energia e disposição, especialmente na hora de treinar.

Veja por que entender a cronobiologia pode te ajudar a adequar seus treinos a horários em que seu corpo vai render mais.

Ritmos do relógio biológico

Seu cronotipo é determinado em parte pela genética: simplesmente nascemos com uma predisposição para ser mais matinal ou noturno. Por isso, varia de indivíduo para indivíduo. Entretanto, há outros fatores que contribuem para determinar esse cronotipo, como: estilo de vida, atitude e idade. Cada um tem uma rotina: trabalho, escola, filhos, projetos, treinos, compromissos sociais atrelados a fatores temporais (luz, calor e outros).

Tudo isso influencia no funcionamento do organismo e das ações e reações que acontecem dentro do nosso corpo: força, resistência, velocidade e energia, coordenação e tempo de reação. Até o cérebro pode ter variação de níveis de concentração, motivação, foco, resistência à dor e também força mental em determinados horários.

O meio mais fácil de determinar o seu cronotipo é pelo seu padrão de sono. Você se sente melhor de manhã ou à noite? Pessoas que acordam cedo e estão motivadas logo de manhã são do cronotipo matutino; as que dormem até tarde e ficam dispostas somente depois do almoço (com o máximo de eficiência no final da tarde) são classificadas como do cronotipo vespertino. Há também pessoas mistas, que ora apresentam predominância matutina ora vespertina, e também aqueles que conseguem se ajustar com facilidade aos horários impostos. Cada um de nós tem um ritmo.

Para saber qual o ritmo do seu relógio biológico, faça testes. Quando praticar exercícios em horários diferentes, perceba quão duro são os exercícios em cada período. Se parecer mais fácil de manhã, provavelmente é o horário em que você está mais disposto e seu relógio biológico está a todo vapor. Se na parte da tarde ou da noite você “voa” no asfalto, talvez você seja um “corredor corujão”.

Veja como a  escala Borg  pode te ajudar.

Adaptando os treinos ao seu relógio biológico
Qual é então o  melhor horário  para treinar? Nosso corpo funciona como um relógio, certo? Então, quando há uma mudança de rotina, o corpo demora entre 15 e 20 dias para se adaptar aos novos hábitos. Essa adaptação acontece por meio de reações químicas e hormonais. O resultado desse processo é maior sensação de sono, possível alteração de humor, desconforto gástrico, queda de desempenho e desatenção.

Se você treina à noite e vai fazer uma prova de corrida de rua em que a largada é bem cedo, por exemplo, o conselho é: não desanime nos primeiros dias de preparação e dê tempo para que seu corpo se adapte à nova rotina. O mesmo conselho serve caso você vá começar uma atividade física em um horário diferente.





TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA













Todos os direitos reservados TaoPilates @2012