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02/08/2016
Tornozelo: um dos pontos fracos do corredor





Existem exercícios que possam ser feitos em casa para fortalecer o tornozelo e não sofrer com lesões

O fortalecimento dos membros inferiores é extremamente importante na corrida. E quando falamos desse tipo de exercício, às vezes esquecemos o quanto o tornozelo precisa de atenção. Lembre-se: tornozelos fracos acarretam lesões. “Falando especificamente dos tornozelos, lembramos que eles são articulações pequenas que absorvem impactos equivalentes a 2 ou 3 vezes o peso corporal a cada passada durante a prática da corrida de longa distância. Na corrida de velocidade, esses valores são ainda maiores”, explica o ortopedista André Donato.

Tendinites, entorses e fraturas por estresse são algumas lesões que podem surgir a partir da fraqueza dos tornozelos. Mas é possível evitar esse tipo de lesão com a prática de alguns exercícios. “A prevenção para lesões desse tipo, também chamadas de lesões por overuse, é feita por meio de exercícios de fortalecimento, treinos para o aprendizado, aprimoramento ou correção da técnica de corrida, uso de material esportivo adequado às exigências de cada corredor, cronograma de treinos que respeitem períodos de repouso e que ajudem a restaurar a musculatura, além de alimentação adequada e sono de qualidade”, esclarece o médico.

Para os corredores, é possível dividir os exercícios em dois grupos e esclarecer a importância do fortalecimento. “Para aqueles que pretendem iniciar a prática da corrida de maneira regular, sugiro realizar uma avaliação cardiovascular (principalmente ao que possuem 40 anos ou mais) e uma avaliação ortopédica”, explica André. Os mais experientes não precisam se preocupar tanto – mas é necessário uma atenção para não sofrer com lesões. “Nesse grupo, a avaliação ortopédica só se faz necessária quando percebidos sintomas quem prejudiquem o treinamento e a performance”, conta o médico.

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Com indicação do ortopedista, existem alguns exercícios que possam ser feitos em casa. Confira:

Fortalecimento do Tibial Anterior: levantar o pé em direção à perna contra a resistência do elástico

Fortalecimento do Tibial Anterior

Fortalecimento do Tibial Posterior: levar o pé para dentro e para baixo contra a resistência do elástico

Fortalecimento do Tibial Posterior

Fortalecimentos dos Fibulares: levar o pé para fora contra a resistência do elástico

Fortalecimentos dos Fibulares

(Fonte: Dr. André Donato Baptista, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)


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