TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






02/08/2016
Os segredos para o ensino do vôlei nas escolas





Você que é especializado em voleibol sabe tudo sobre o esporte e aplica as técnicas corretas do vôlei nas escolas?

No meio esportivo geralmente acompanhamos equipes e grandes seleções, gostamos de vê-las jogar, comentamos sobre a técnica e tática apurada, sobre a habilidade ou mesmo sobre o conjunto existente, também nos interessamos por notícias referentes a seus atletas. Porém, muitas vezes não nos atentamos com a trajetória que tais equipes percorreram antes de ganhar destaque regional, nacional ou mundial em determinada modalidade.

Vamos tratar neste texto especificamente do voleibol brasileiro, hoje considerado o melhor voleibol do mundo, detentor de vários títulos tanto na quadra quanto na areia, tanto nas categorias adultas masculina e feminina quanto nas categorias de base. E por falar em base, esta muitas vezes passa desapercebida pelo público em geral, que conhece ou acompanha apenas as seleções adultas.

leiamais
icon ENTENDA POR QUE A NATAÇÃO AJUDA NA EVOLUÇÃO INFANTIL
icon AUTISMO: ESPORTE É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM
icon VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA O TERMO “FAIR PLAY”?

O crescimento do voleibol no Brasil se deu a partir da chamada geração de prata, que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984. De lá para cá o voleibol foi sendo praticado cada vez mais, ganhando mais adeptos e fãs, sua gestão foi melhorada e outras ações foram adotadas a fim de contribuir para seu desenvolvimento, até chegar no patamar vitorioso a nível mundial que o voleibol brasileiro se encontra hoje. Porém, a história vencedora deste esporte é assunto para um outro momento. O que quero ressaltar aqui é a importância do trabalho feito na base, na formação dos jogadores e na excelência do trabalho desenvolvido, tornando o Brasil um grande seleiro de atletas, fomentando assim as seleções adultas e as equipes do Brasil e do mundo todo. Este trabalho de formação exige continuidade, pois senão a seleção estaria fadada a ter uma geração vencedora durante um certo período de tempo e sem a renovação necessária não conseguiria se manter no topo por muito tempo. Vemos casos de seleções que foram vitoriosas um dia e que hoje lutam para retomar o destaque alcançado um dia, como os casos de Peru no feminino e Itália no masculino.

O voleibol é um esporte complexo, composto da junção de várias habilidades básicas como saltar, correr, volear, rolar, dentre outras, exige coordenação, tempo de reação, visão periférica e também requer atenção, formando assim as habilidades específica da modalidade como a cortada, o bloqueio, o toque, o saque e a manchete, sem falar nos estilos de defesa mais complexos como o famoso “peixinho” do voleibol.

Devido a esta complexidade é indicado que antes da especialização na modalidade voleibol a criança possa vivenciar todas as habilidades básicas possíveis, para desta forma compor sua bagagem motora, proporcionando maior facilidade para mobilizar estas habilidades para vencer situações problemas geradas durante a aprendizagem da modalidade esportiva, neste caso o voleibol.

A especialização esportiva precoce dificilmente é indicada e a criança só vai progredir dentro da modalidade se realmente tiver gosto por tal, frequentemente vemos casos de atletas que chegam a se profissionalizar em determinada modalidade, porem iniciaram sua vida esportiva com outra. Quantos casos temos de crianças que se iniciaram esportivamente no basquete, que passou pelo futebol, handebol, natação e acabou no voleibol, ou em outra modalidade.

O que quero ressaltar aqui é a importância da completa formação da criança, a princípio visando seu bem-estar físico, ou oferecer uma atividade física para tirá-las da ociosidade e possivelmente das ruas, para depois disso sim poder visar a formação como atleta de competição. Desta forma, mesmo que a criança não venha a ser um atleta profissional no futuro a contribuição para a qualidade motora e consequente contribuição para a qualidade de vida foi dada, fazendo com que a criança tome gosto pela atividade física, impedindo assim que ela se torne um adulto sedentário.

(Fonte: Dênis Pereira é mestre em gestão do esporte, consultor da CBV – Confederação Brasileira de Vôlei, gestor de projetos sociais esportivos e expert do Portal da Educação Física).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012