TAO PILATES
 Bom dia,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






11/08/2016
As ventosas de Phelps podem te ajudar na corrida





As manchas roxas no corpo de Phelps são resultado de uma técnica que ganha espaço entre os atletas amadores

Ao aumentar sua coleção de medalhas de ouro olímpicas no Rio, o multicampeão Michael Phelps chamou a atenção também pelas manchas escuras na pele, principalmente na região dos ombros. Tais manchas são resultado da ventosaterapia, uma técnica da medicina tradicional chinesa que aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda na recuperação da musculatura. Embora pesquisadores aleguem que faltam evidências científicas sobre a eficácia do tratamento, cada vez mais atletas recorrem a ele, amadores ou profissionais.

“A pressão negativa gerada pela ventosa leva ao aumento de fluxo sanguíneo na região, o que, em teoria, melhora também a vascularização da musculatura local”, explica Sérgio Mauricio, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

A ventosaterapia consiste em acender um líquido inflamável dentro de pequenos copos de vidro que são colocados em contato com o corpo. A diferença de temperatura e pressão causada pelo contato gera uma força de sucção, esticando a pele. Outra possibilidade é com um copo com uma válvula onde é conectada uma bomba de sucção.

Segundo os defensores da técnica, esses processos estimulam o fluxo sanguíneo e aceleram a recuperação. Ainda de acordo com os adeptos da ventosaterapia, a técnica limpa as toxinas acumuladas no sangue, estimula a corrente sanguínea e acelera o processo de cura dos músculos trabalhados durante o exercício.

Essa regeneração mais eficaz das microlesões e inflamações causadas pelo esforço intenso tem atraído atletas amadores de corrida, ciclismo e triathlon, entre outras modalidades.

Por outro lado, a literatura médica tradicional ainda se mostra controversa quanto ao assunto.

“Em 2013, pesquisadores alemães usaram o método para tratar pacientes com dores musculares crônicas na região cervical, com bons resultados, porém os próprios autores sugeriram que mais estudos fossem feitos a respeito do método. Já em 2014, autores de Oxford pesquisaram artigos sobre o assunto e concluíram que existem poucas evidências científicas que comprovem a eficácia do método”, conta o ortopedista Sergio Mauricio.

Por que fica roxo?

“O aumento da pressão leva à ruptura de pequenos capilares sanguíneos da pele, responsáveis pelas marcas redondas na região, como se fossem ‘chupões’”, explica o médico.

O processo também é considerado dolorido por alguns adeptos, mas cada vez mais pacientes recorrem a ele com diferentes finalidades, como redução de celulite e gordura localizada, tratamento de lombalgias, dor abdominal e hipertensão arterial. Tais efeitos também não têm forte base científica de comprovação.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA













Todos os direitos reservados TaoPilates @2012