TAO PILATES
 Boa tarde,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






16/08/2016
Aterrissagem com o médio pé: veja os benefícios





Uma das melhores formas de aterrisssagem na corrida é com o médio pé. O corredor pode ter menos chances de lesões devido ao menor impacto

Muitos corredores não sabem ao certo qual é a melhor forma de aterrissar o pé na hora das passadas. É melhor com o calcanhar ou com o médio pé (a parte do meio do pé)? O tema é foco de pesquisas e levanta algumas discussões, mas cada vez mais os treinadores defendem o pouso com a parte do meio do pé.

Para Eduardo Bigarelli, diretor-técnico da Bigah Runner, usar o médio pé é a melhor maneira de ter uma corrida confortável e reduzir o risco de lesões. “Estudos mais recentes indicam que aterrissar com o médio pé tem atenuado o pico de impacto, diminuindo, assim, os riscos de lesões”, diz o treinador.

Bigarelli ressalta, no entanto, que cada um tem sua maneira de correr, por isso as eventuais mudanças exigem adaptações graduais. “A aterrissagem pode causar problemas na vida de um corredor. É a hora do impacto, quando existe muito desgaste, podendo causar grande número de lesões no quadril e nos joelhos. Também pode causar desequilíbrio nas estruturas musculares, fazendo com que o movimento deixe de ser natural”, alerta Bigarelli.

Mais velocidade

Ao usar o médio pé, o impacto nas articulações e nos músculos é reduzido, transformando a sobrecarga em energia. Dessa forma, o corredor terá mais disposição durante a corrida.

Evitar lesões

Para Bigarelli, a aterrissagem com o calcanhar pode causar mais lesões. “A aterrissagem com o calcanhar leva muito mais impacto ao joelho, pois no momento da carga os joelhos estão estendidos. Além disso, acontece um maior impacto sobre articulações e isso freia o movimento natural, quanto o correto seria impulsionar o movimento”, explica.

Casos e casos

Embora defenda a aterrissagem com o médio pé, o treinador destaca que o movimento deve ser o mais natural possível para cada um. Não existe uma regra absoluta.

“A forma mais correta é a mais natural possível. Isso vem da vivência motora da pessoa. Já vi corredores fazendo maratonas sem sequer tocarem o calcanhar no solo. Eles já estavam muito bem adaptados a isso e não sentiam nenhum incômodo”.

Por isso, para o iniciante, é importante a consulta com um treinador para uma análise da melhor forma de aterrissagem. Cada corredor terá sua preferência.

Matéria publicada no site do Ativo.com


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012