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18/08/2016
Mulher: saiba como evitar lesão nos pés





Fortalecimento com exercícios simples e escolha do tênis são importantes para combater lesão nos pés

Muitas mulheres sofrem com as dores nos pés. Uma das principais causas atualmente é a falta de movimento, causada principalmente pela rotina de quem passa muito tempo sentado. O salto alto é outro agravante importante. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar tais dores.

“Nossos pés estão perdendo a arte de se movimentar. Eles estão ficando fracos, pois se não temos a ação da gravidade incidindo sobre eles, não há como termos pés fortes e que se mexam bem”, explica o especialista André Nader.

Os pés são parte decisiva na estrutura do corpo. Se não cuidados corretamente, podem causar problemas no restante do corpo. Ombro e joelho, no caso das corredoras, são as áreas que podem sentir essa consequência.

Como evitar

Alguns exercícios simples ajudam bastante. Um deles consiste em andar pelo  menos 5 minutos por dia descalço, mesmo em casa. Outra dica é ficar de cócoras, já que essa postura trabalha a articulação do tornozelo e, consequentemente, dos joelhos e quadris. Outro exercício simples que pode ser feito durante o dia é levantar o dedão do pé – apenas ele – simulando o que acontece no movimento da corrida.

A escolha do tênis também tem papel decisivo. Usar um tênis para pisada pronada, por exemplo, pode enfraquecer o pé, segundo André Nader.

“Quando você tem pronação do pé (ou pé chato) é porque seu pé está fraco em algum ponto. Aí você coloca um tênis pronador que fará o trabalho que seus músculos do pé deveriam fazer. Resultado: um pé mais fraco ainda no dia seguinte. Essa alteração do solo (como quando você coloca uma palmilha) custa muito caro ao nosso corpo, pois não estamos ensinando os pés a ficarem mais fortes e, sim, facilitando de maneira errada”, argumenta o especialista.

Por isso, fortalecer os pés, caminhar e correr descalço, alongar os dedos e colocar um tênis com pouco amortecimento contribuirá na prevenção de lesões.

(Fonte: André Nader, ultramaratonista, educador físico, pós-graduado em Fisioterapia Esportiva e em Psicologia Esportiva).

Matéria publicada no site O2 Por Minuto.


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