TAO PILATES
 Boa noite,  
Seja bem vindo a TAO PILATES.

Newsletter TAOPILATES






02/09/2016
Você sabe o que é metabolismo dos lipídios?





Tire todas as suas dúvidas sobre metabolismo dos lipídios

Adipócitos são células especializadas e formam nosso tecido adiposo (TA) e tem a função armazenar os ácidos graxos (AG) na forma de triglicerídeos (TG). São células que contém as mesmas estruturas que outras células, a diferença esta em que dentro dos adipócitos temos uma grande “gota” de gordura. Isso faz com que essas organelas sejam empurradas para borda da célula. A distribuição dos adipócitos se faz por todo o corpo e em baixo da pele, mas encontramos TA ao redor dos órgãos, principalmente intestino. A irrigação no TA se dá por meio de capilares que levam diversos suprimentos para manutenção da célula. Por meio desses capilares é que o TA recebe compostos glicosídicos (carboidratos), os quais são usados para síntese de ácidos graxos. A glicose passa pela parede capilar e vai para o espaço extracelular, ficando a disposição para os adipócitos. Em média, após uma refeição tradicional temos a estimulação do pâncreas que libera a insulina, essa interação entre esse hormônio e os adipócitos aumenta em 30 vezes a capacidade de transporte de glicose.

A insulina, por meio de receptores de membrana, promove a ativação de uma grande quantidade de GLUT4 – os quais são transportadores de glicose do espaço extracelular para o interior do tecido adiposo ou músculo. No interior do adipócito essa glicose será convertida para TG que ficará armazenado até ser necessário para o metabolismo energético. Mas o TA não é a única fonte de TG – podemos obter grandes quantidades dessa molécula por meio da alimentação – os quais são absorvidos por meio de “bolsas” de fosfolipídios-proteicos chamados de quilomicrons. Esses quilomicrons tem a função de transportar os TG para os adipócitos – músculos – fígado.

Em casos de excesso de consumo de carboidratos os TG podem ser sintetizados pelo fígado – agora esses TG são transportados por “bolsinhas” parecidas com os quilomicrons (análogos), chamadas de Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL). A VLDL tem a função de transportar o TG para o tecido alvo.  Os principais tecidos envolvidos na lipogênese, como vimos, são o fígado – tecido adiposo e durante a lactação as glândulas mamárias também.

Então não posso comer carboidratos?

Claro que pode, mas sabe quem pode te ajudar sobre isso? Um profissional que vai montar sua dieta usando cálculos específicos para saber se o que esta consumindo é pouco ou muito para seu gasto energético diário. Quando a quantidade de calorias consumidas é equilibrada com o gasto delas durante o dia, não teremos grandes problemas com acúmulos muito grandes de TG no TA.

(Fonte: Dr. Andre Lopes – PhD em Ciências do Movimento Humano – UFRGS).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS

DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO


CURSOS TAO PILATES BLUMENAU

CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA

CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ

CURSOS TAO PILATES CURITIBA

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU

CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES MARINGÁ

CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE

CURSOS TAO PILATES SANTOS

CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA














Todos os direitos reservados TaoPilates @2012